Clínica da Saúde
Psicologia Clínica • Sexologia Clínica • Psiquiatria • Neuropsicologia • Terapia da Fala • Psicologia Infantil • Terapia de Casal • Dependências • Medicina Interna e Familiar

Consultas

A CLÍNICA DA SAÚDE é uma unidade de Saúde que versa a prestação de cuidados de Saúde em regime ambulatório.
As suas Consultas organizam-se da forma abaixo descrita




Sexologia Clínica

Esta consulta visa essencialmente a resposta a questões gerais relativas à sexualidade, disfunções sexuais e orientação sexual.
As disfunções sexuais referem-se genericamente à insatisfação no desempenho e prazer sexual.
A falta de informação e o embaraço na abordagem destes temas causam, por vezes, um agravamento das situações.
Atualmente, muitos problemas relacionados com a sexualidade podem ser resolvidos na consulta da especialidade.



Psicologia Clínica

A Psicologia Clínica é uma área da saúde mental que privilegia o estudo do indivíduo, da sua realidade, dificuldades e capacidades. Permite avançar do alívio dos sintomas para a resolução das causas da própria doença.



Medicina geral e familiar

Os médicos de família são médicos especialistas, responsáveis principalmente pela prestação de cuidados abrangentes e continuados a todos os indivíduos que os procurem, independentemente da idade, sexo ou morbilidade.



Psiquiatria

A psiquiatria é o ramo da medicina que versa o diagnóstico e tratamento da psicopatologia, tendo como principal objetivo o alívio dos sintomas associados à doença mental, recorrendo, para isso, essencialmente, à prescrição criteriosa de psicofármacos.



Neuropsicologia

A Neuropsicologia trata perturbações psicológicas que têm como base doenças ou lesões cerebrais. A intervenção passa sobretudo pelas provas neuropsicológicas e estimulação / reabilitação cognitiva. Tem como principal finalidade reduzir o impacto do défice cognitivo, comportamental e emocional sofrido na realização de atividades da vida diária, bem como promover o bem-estar e qualidade de vida.



Mediação Familiar

A Mediação Familiar visa mediar litígios surgidos nos casos de separação e divórcio, no estabelecimento da regulação, alteração ou incumprimento das responsabilidades parentais ou na definição do destino da casa de morada da família.



Terapia Familiar

A terapia Familiar centra-se mais no sistema da família do que nos elementos que a compõem. Em psicologia o modo de abordagem mais habitual é o de perceber a pessoa como doente sendo a família apenas um pano de fundo. Nesta terapia a família ocupa o plano principal passando os membros individuais a um plano secundário. Defende-se que uma parte da família não pode ser compreendida estando isolada dos seus restantes membros.



Psicologia Infantil

Psicologia da infância e da adolescência ou pedopsicologia é uma especialidade que diagnostica e trata perturbações emocionais e comportamentais na criança e no jovem.



Terapia de Casal

A psicoterapia de casal é importante para todos os casais (namorados, companheiros) que, pelas mais distintas razões, estão a atravessar um período de crise e que sentem desejo de lutar pela continuação da relação. Ou, caso a rutura seja inevitável, desejem que a gestão da separação e do poder parental se faça num processo em que sejam minimizadas as eventuais consequências negativas para o par e sua família.



Terapia da Fala

O Terapeuta da Fala desenvolve actividades no âmbito da, prevenção, avaliação e tratamento das perturbações da comunicação humana, englobando todas as funções inerentes à comunicação verbal e não verbal, tendo sempre como objectivo último, a minimização ou supressão dos condicionamentos de comunicação sobrevindos.



Testes Psicotécnicos para Condutores

A Clínica da Saúde disponibiliza o serviço de Avaliação Psicológica de Condutores para as seguintes finalidades:

 





Intervenção nas Psicoses e na Perturbações de Personalidade

 

Tanto a intervenção nos quadros psicóticos como a intervenção nas perturbações de personalidade devem ser realizadas recorrendo a uma intervenção psicoterapêutica (como complemento da intervenção farmacológica).

Tratam-se de patologias que exigem uma reestruturação cognitiva pelo que, o alivio dos sintomas por si só, a longo-prazo, não é suficiente.

Seja para gerir o embotamento afectivo, a tristeza, a irritabilidade, a ausência de motivação , para se conseguir controlar os impulsos ou para redefinir os objectivos de vida, a psicoterapia pode ajudá-lo.

ERS